Por que comprar original?

Publicado: 20 agosto, 2008 em Games, Originalidade

Este é um assunto que, pelo menos aqui no Brasil, gera bastante polêmica. Por que diabos eu decidi comprar só jogos e filmes originais?

Poderia pensar, hoje, em vários motivos nobres: principalmente na área de jogos, eu estaria contribuindo para a indústria, desmotivando a pirataria e por conseqüência, se outras pessoas fizerem o mesmo, aumentando as chances do mercado brasileiro ter maior visibilidade lá fora. Mas essa era uma visão que eu não tinha até pouco tempo atrás. Meus motivos, a meu ver, não tem nada de nobres.

Quando eu tinha apenas um Playstation 1, eu tinha vários jogos piratas que comprava na feira de camelôs perto da minha casa. Com uma freqüência mensal, e muitas vezes semanal, eu ia lá e pegava um joguinho. Baratinho, R$ 10. Ainda não trabalhava, estava fazendo segundo grau, e era a oportunidade que eu tinha de conhecer os jogos que eu via na revista (na época, a saudosa Gamers) e que queria tanto jogar. Clássicos como Final Fantasy VII, VIII e IX, Grandia, Metal Gear Solid, Lunar, Breath of Fire, todos foram adquiridos nas barraquinhas.

Em contrapartida, a freqüência com que eu adquiria os jogos não me permitia desfrutar de todos em sua plenitude. Vários títulos ficaram por finalizar, ou quando terminava, deixava jogado em um canto esquecido, enquanto aproveitava a próxima novidade. Com raras exceções, os jogos tornavam-se praticamente descartáveis.

Não que eu tivesse pena dos joguinhos encostados, mas se fosse parar pra pensar quanta grana gastei em jogos que não aproveitei adequadamente,  acho que dava pra comprar um ou dois originais bem escolhidos. Outra coisa, os piratas não tem a mesma qualidade dos originais, seja na estética (capas dos jogos e CDs com fotos escaneadas e de baixa resolução, mídias arranhadas ou escritas com caneta piloto, etc.) ou no próprio conteúdo (vários jogos que eu comprei tinham problemas em algum aspecto, seja nas CGs, no som, na qualidade da imagem, etc.). Na época, eu nem ligava pra isso, mas quando comprei o primeiro original, fiquei apaixonado pela capa colorida, manual explicadinho (apesar de muitas vezes eu ignorá-lo de primeira – prefiro aprender a jogar jogando ;)), mídia impecável e que funcionava sem problemas.

Mas por que eu comprei original, afinal de contas? Por medo, pura e simplesmente; você pode me chamar de rookie, newbie, até noob, depois de ler, mas é a mais pura verdade. Quando ganhei meu Playstation 2, em 2004, modelo Slim (que eu nem sabia existir, achei que ia pegar o tijolão – fiquei desinformado do mundo dos games quando entrei pra faculdade e o PS1 “caiu em desuso”), busquei várias informações para saber como desbloquear. O modelo Slim era recente, e por isso, não havia desbloqueio confiável: li vários relatos de PSTwo’s queimando, ou com desbloqueio imperfeito, ou estragando depois de um tempo. Claro, hoje em dia o processo está bem consolidado, mas eu não queria esperar, tampouco arriscar estragar o meu recém-adquirido console. A saída foi pegar original.

Foi assim com Final Fantasy X, o primeiro jogo original que eu comprei. Como era um jogo relativamente antigo, já tinha uns 3 anos, não estava tão caro, R$ 110 (bem mais do que os R$ 10 que eu costumava gastar nas feirinhas). Aí surgiu uma diferença. Como não dava pra comprar com a freqüência anterior (semanal, mensal), eu tive que me contentar com um jogo apenas por vários meses. Isso me permitiu aproveitá-lo adequadamente. Joguei várias vezes após zerar, descobrindo novos caminhos e segredos e reforçando o enredo. Depois de FFX vieram Gran Turismo 3, Dragon Quest VIII, Kingdom Hearts, e mais recentemente, Metal Gear Solid Essentials.

Hoje em dia, compro apenas originais. Além do valor agregado de colecionador, aproveito muito melhor a obra, além de ter apenas os jogos que eu realmente quero; quality over quantity. Não dá pra comprar sempre; mas sempre que compro, tenho a sensação de que valeu cada centavo gasto. E de brinde, ainda contribuo no combate à pirataria! 🙂

comentários
  1. vinigodoy disse:

    Então somos 2 fãs de produtos originais. Eu sou fã por vários motivos:

    1. Acho importante estimular o mercado. Os jogadores reclamam que não há interesse na indústria pelo Brasil. Mas como pode haver se ninguém compra os jogos?

    2. Os jogos para PC (meu caso) não tem preço ruim. Há jogos mais antigos por R$15,00. Inclusive bons títulos como o Neverwinter Nights já com todas as expansões. Mesmo uma edição de colecionador, no dia do lançamento, não passa de R$160,00;

    3. Tudo que você citou: Tem melhor qualidade, mídia melhor, suporte técnico e não tem que procurar cracks que podem inserir potenciais vírus no meu computador. Fora o fato de darmos mais valor ao produto;

    4. Gosto de valorizar o trabalho. Na nossa sociedade, capitalista, não há melhor forma de valorizar do que entregando capital ao fabricante, distribuidores e todos que tornaram aquele jogo possível no meu computador.

    Livros não tem nem o que comentar. É muito melhor ler um livro impresso, no papel. Eu as vezes baixo alguns para avaliar, muitos só estão disponíveis em livrarias americanas (embora hoje é possível fazer isso pelo google books).

    Como praticamente não compro filmes, prefiro aluga-los. Poxa, você pega um lançamento por R$5,00. E para que comprar algo que vc não vai re-assistir direto?

  2. sejaoriginal disse:

    Oi Vinícius,

    concordo plenamente quando você diz que podemos alugar filmes. Também faço isso direto!

    Apesar de ser realmente raro, também compro filmes. Foi o caso com o Final Fantasy VII: Advent Children. Mas aí já é mais coisa de fã-colecionador-teimoso mesmo. Quando sair a versão Complete em Blu-ray, com certeza comprarei também. 😀

Deixe um comentário

